quinta-feira, 2 de junho de 2011

CÉLESTIN FREINET





Célestin Freinet em sua infância era pastor de ovelha, mas a primeira opção profissional foi o magistério. Embora fosse pacifista envolveu-se diretamente nas duas Grandes Guerras Mundiais.
A partir de sua prática pedagógica viajou muito para conhecer outras pedagogias, criticando-as e aceitando aquelas que achavam positivas. Não acreditava nas teorias psicológicas complexas, pois para ele a criança aprende a partir do teste de suas próprias hipóteses.


Conheça, alguns dos marcos de sua trajetória:

  1. 1896 – Nasceu no Sul da França na aldeia de Gars, nos Alpes Marítimos, em 15 de outubro. Somente na adolescência transferiu-se pra a cidade de Nice, onde o curso de Magistério na Escola Normal;

  2. 1914 – 1918 – A Primeira Guerra Mundial, na qual Freinet se alistou, não só afetou seus pulmões, pelo efeito de gases tóxicos, como impediu que concluísse o Curso Normal . Por isso começou a lecionar na aldeia de Barsur-loup, em 1920, sem diploma.

  3. 1927 – Enquanto estudava para obter o diploma, Freinet iniciou suas experiências didáticas, como a Aula-passeio, a Imprensa Escolar e o livro da Vida. Em 1927, já casado com a artista plástica Elise, com quem trabalhava, editou o livro A Imprensa na Escola, criou a revista La Gerbe (O Ramalhete), com poemas infantis e fundou a Cooperativa de Ensino Leigo (CEL).

  4. 1928 – FREINET e Elise mudaram-se para a Vila de Saint-Paul de Vence. Ali crieram técnicas como a Auto-avaliação e o Plano de Trabalho. Crítico das cartilhas, Freinet propôs os Fichários de Consulta e os de Auto-correção.

  5. 1929 – As realizações da escola e da cooperativa provocavam reações em Saint-Paul. O intenso movimento postal gerava suspeitas e a hostilidade agravou-se até que, ao fim de cinco anos, Freinet foi exonerado do cargo de professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário