sábado, 4 de junho de 2011

A LINGUAGEM


                
              A linguagem vai aparecendo nas crianças de forma evolutiva, junto com as outras funções semióticas, ela é muito importante, pois faz com que a criança se desenvolva, e comece a interagir com o mundo a sua volta.
         A linguagem aparece a partir da fase de falação, fase em que as crianças balbuciam alguns sons.
                                          

Logo passam para a fase onde aprendem algumas palavras e com elas conseguem exprimir seus desejos, emoções, vontades. A partir dos três aninhos já entendem mais e começam a usar frases com duas ou mais palavras, avançando gradativamente conseguindo com o tempo usar suas frases com conjugação e tempos verbais corretos.
Com o aparecimento da linguagem a criança rapidamente se desenvolve e começa a pensar com mais rapidez fazendo com que haja uma grande mudança no seu aspecto cognitivo, o mais importante dessa fase é que a linguagem faz com que a criança mantenha um contato mais longo com as outras pessoas, resultando uma aceleração no alcance do pensamento, a partir desta mudança a criança consegue se desprender de ações momentâneas e consegue ligar seu pensamento a espaços de tempos maiores.         






Já no período anterior ao contrário desses acontecimentos as crianças estavam ligadas somente aos sentidos e limitadas somente a períodos curtos. 
Mas todos esses avanços não estão ligados somente a linguagem, mas sim a todas as funções da semiótica, mas não podemos deixar de reconhecer a importância da linguagem.
A linguagem está ligada a várias funções na vida de uma criança, inclusive a lógica. A lógica não está ligada somente a cálculos matemáticos, mas também a construção da linguagem, a lógica ajuda as crianças a se tornarem mais coerentes permitindo que haja uma construção de imagens e linguagens mais elaborada em suas mentes.




Finalmente após todo esse tempo de aprendizado, onde a cada dia a criança aprende e coloca em prática coisas diferentes, ligando a linguagem o pensamento e lógica no seu dia a dia, ela chega a fase de operações onde já consegue ligar todos esses elementos e usar os benefícios da linguagem ao seu favor.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


PIAGET, J. BARBEL, I. A psicologia da criança. Cap 3. Trad. Octavio M. Cajado. São Paulo: Difel, 1968. 146p.




INTEGRANTES DO GRUPO

COSMA
PRISCILA
RAQUEL
RENATA
SORAIA
THIAGO


 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho feito sobre Jean Piaget, vocês fizeram um trabalho excelente. Gostei muito de saber um pouquinho mais sobre a vida dele, e tenho certeza que isso irá me ajudar profissionalmente.

    ResponderExcluir