quinta-feira, 9 de junho de 2011

O EXÍLIO

Em setembro de 1964, com 43 anos, Paulo Freire partiu para a Bolívia levando na bagagem uma trajetória de experiências singulares na alfabetização de adultos, de grande alcance social, que rapidamente conquistaram atenção e respeito por parte de governos, educadores e intelectuais de todo o mundo.
Freire ficou muito pouco tempo na Bolívia, por causa da altitude de La Paz e também pelo golpe de Estado que derrubou o governo de Paz Estensoro. Seguiu para Santiago, no Chile, onde chegou em novembro de 1964. Viveu neste país até abril de 1969, quando foi convidado para lecionar nos Estados Unidos e também para atuar no Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra, Suíça. Aceitou os dois convites, permanecendo inicialmente 10 meses em Harvard, onde deu forma definitiva ao livro Ação Cultural para a Liberdade. Nesse período, escreve dois de seus livros mais conhecidos: Educação Como Prática da Liberdade e Pedagogia do Oprimido.

No exílio Paulo Freire escreve um dos seus mais importantes livros, Pedagogia do Oprimido, considerado referência em sua obra.
“Para mim, o exílio foi profundamente pedagógico. Quando, exilado, tomei distância do Brasil, comecei a compreender-me e a compreendê-lo melhor."
(Trecho de uma conversa com Frei Betto, extraída do livro Essa escola chamada vida (pp. 56-8) – in Paulo Freire: uma biobibliogfrafia).

Paulo Freire com seu filho Lutgardes e Betinho com seu filho Daniel, no Canadá, de férias, em 1978.
“Foi exatamente ficando longe dele, preocupado com ele, que me perguntei sobre ele. E, ao me perguntar sobre ele, me perguntei sobre o que fizeram com outros brasileiros, milhares de brasileiros da geração jovem e da minha geração. Foi tomando distância do que fiz, ao assumir o contexto provisório, que pude melhor compreender o que fiz e pude melhor me preparar para continuar fazendo algo fora do meu contexto e também me preparar para uma eventual volta ao Brasil.”
(Trecho de uma conversa com Frei Betto, extraída do livro Essa escola chamada vida (pp. 56-8) – in Paulo Freire: uma biobibliogfrafia).
Ainda no exílio, entre 1970-1980, após sua transferência para Genebra, assumiu o cargo de consultor do Conselho Mundial das Igrejas. Como conselheiro educacional do Conselho, Paulo Freire ganhou maior dimensão mundial. Ao lado de outros brasileiros exilados, fundou o Instituto de Ação Cultural (IDAC), cujo objetivo era prestar serviços educativos, especialmente aos países do Terceiro Mundo que lutavam por sua independência. Em 1975, Freire e a equipe do IDAC receberam o convite de Mário Cabral, Ministro da Educação da Guiné-Bissau, para colaborarem no desenvolvimento do programa nacional de alfabetização daquele país. A África deu a Paulo Freire e a seus colaboradores o campo prático para experiências pelas quais eles tinham esperado tanto.

Entre 1975 e 1980, Freire trabalhou também em São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola, ajudando os governos e seus povos a construírem suas nações recém-libertadas do jugo português, através de um trabalho de educação popular. Nesse período genebrino, Paulo Freire “andarilhou” muito por alguns países do continente africano, asiático, europeu, americano e da Oceania, exercendo atividades político-educativas em vários países dos 5 continentes, mas de modo especial na Austrália, Itália, Nicarágua, Ilhas Fiji, Índia, Tanzânia e os países de colonização portuguesa supra-citados.
TRECHO DA CARTA DE PAULO FREIRE A CLODOMIR MORAES
(companheiro de prisão de Paulo Freire, em um quartel de Olinda)Lembrando os ensinamentos da prisão Clodomir, velho de guerra,amigo-irmão,nas minhas conversas comigo mesmo sempre lembrado;nas minhas conversas com outras gentes,
nas minhas memórias de nossas "férias" passadasjuntos, no R-2, lá em Olinda, lembro sempre.Amigo-irmão, velho de guerra,que me ensinou, com paciência, como viver entre paredes;como falar, com coronéis, jamais dizendo um aliás;que me ensinou a humildade, não só a mim,
também aos outros que lá estavam, na prisãogrande da bela Olinda, não com palavras que o vento leva,mas com exemplo - palavração!que me contou estórias lindas de Pedro Bunda eseu irmão - "pencas de almas" dependuradasem fortes troncos, na solidão;
soldados alemães desembarcados no São Francisco.que me falou, com amor tanto, de seu povolá do sertão, de seus poetas, de seus músicos, de seus maestros.Clodomir, Colodomiro, velho de guerra,amigo-irmão, sempre lembrado, agora, de longe,de bem longe, te mando a ti, a Célia e aos que de ambos já chegaram,uma penca enorme de abraços nossos.
Paulo Genèvre, 16/01/1975
ATIVIDADES NO EXÍLIO

Iº Seminário Nacional de Alfabetização,
Monte Mário, São Tomé e Príncipe, 1976.
CHILE (NOVEMBRO DE 1964 A ABRIL DE 1969)
Assessor do Instituto de Desarollo Agropecuário e do Ministério da Educação do Chile.
Consultor da Unesco junto ao Instituto de Capacitación e Investigación em reforma Agrária do Chile. Neste país escreve Pedagogia do Oprimido que é resultado dos seus cinco primeiros anos de exílio e expressa suas vivências com a educação popular, de conscientização, libertação e justiça social.
ESTADOS UNIDOS (abril de 1969 a fevereiro de 1970)
Professor convidado da Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachussetts, onde dava aulas sobre suas próprias reflexões.
GENEBRA (fevereiro de 1970 a março 1980)
Consultor do Conselho Mundial das Igrejas - conselheiro educacional de governos do Terceiro Mundo
Presidente do Conselho Executivo do IDAC
Neste período Paulo Freire “andarilhou” pelos continentes africano, asiático e europeu.

Paulo Freire é cidadão do mundo. Abaixo, nas Ilhas Figi,
promovendo alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário